Elaboração de um plano de intervenção no Cubelo do Postigo de Sant’Ana*, que corresponde a uma torre, que integra o conjunto das muralhas da parte oriental da Cerca Nova ou Cerca Fernandina, classificado como Monumento Nacional (1910), no âmbito do projecto de alterações de edifício particular, contíguo ao monumento, sito na Calçada de Santana, em Lisboa. Este plano foi elaborado sob coordenação de Eduardo do Carmo, conservador-restaurador.
* Apesar da escassa informação poderá referir-se que a construção deste cubelo terá tido início por volta de 1373, por ordem de D. Fernando, aquando da construção de uma nova muralha ou cerca, daí a designação de cerca nova ou cerca fernandina, por contraste com cerca moura. Esta construção com um alcance de 100 hectares, onde trabalharam os mestres João Fernandes e Vasco Brás, terá demorado três anos. Em 1676, o Postigo (cf. desenho, Júlio de Castilho, 1580), situado entre o Cubelo e a Torre de Sant’Ana, foi demolido, dando lugar à actual calçada de Santana.
Agradecimentos Centro de Estudos Oliponenses, Município de Lisboa © ~ Centro de Arqueologia de Lisboa, Município de Lisboa ~ Direção-Geral do Património Cultural, Ministério da Cultura ~ Carlos Sousa Valles, Arquitectos