Relatório técnico de conservação e restauro de um edifício particular na Baixa Pombalina (Lisboa), elaborado por Sandra Alves e Joana Shearman, conservadoras-restauradoras, onde se inclui a identificação e caracterização das superfícies reconhecidas, o estado de conservação e, consequentemente, estabelecem-se as orientações metodológicas para a preservação dos elementos de valor patrimonial existentes, no exterior e interior do edifício:
- no exterior: cantarias, reboco, cerâmica, metal e madeira
- no interior: cantarias, rebocos, pintura mural, tijolos, metal, madeira e vidro
Este edifício inclui duas Lojas com História com elementos de valor cultural a preservar:
- A Confeitaria Nacional (Pisos 0 e 1), uma das mais antigas confeitarias portuguesas, instalada em 1829, pela mão de Baltazar Rodrigues Castanheiro, que mantém boa parte da ambiência de finais do séc. XIX, classificada como “Monumento de Interesse Publico” (2020), ainda em actividade.
- A Ouriversaria Barbosa Esteves (Pisos 0 e -1), classificada como “Monumento de Interesse Público” (2020); apresenta-se como um dos mais precoces e bem preservados exemplos de arquitectura comercial Art Déco de Lisboa, já desactivada. Projectada em 1927 pelos Arq.os José Ângelo Cottinelli Telmo e Luís Alexandre Cunha, auxiliados pelo projecto de engenharia de Abranches Couceiro, constitui-se como uma obra total, na qual se pensou tanto o exterior como o interior.
Agradecimentos PujolInvest, Actividade Imobiliária © ~ Rigor Perene, Conservação e Restauro