Túmulo* monumental do acervo do Museu Nacional da História Natural e da Ciência, de autor desconhecido (possivelmente Pedro Nunes Tinoco), erguido em memória de Fernão Teles de Meneses [1530 -1605] e de sua esposa D. Maria de Noronha, um antigo militar português, que foi 28.º Governador do Estado da Índia [1581] e do Reino do Algarve [1587]. A intervenção foi realizada sob a coordenação de Eduardo do Carmo.
Túmulo de Fernão Teles de Menezes e Maria de Noronha
* Este mausoléu, proveniente do antigo noviciado de jesuítas (Noviciado da Cotovia), corresponde a um monumento constituído por dez elementos em mármore de cor vermelha e calcário micro-cristalino lioz de cor branca, incluindo a cruz, com diferentes formas, dimensões e tipo, com acabamento polido, assentes sobre dois elefantes em mármore, de cor cinza escura com laivos brancos.
O epitáfio inclui a seguinte inscrição em português do séc. XVII:
Aqui jaz Fernão Teles de Meneses filho de Bras Teles de Meneses, Camareyro mor e Guarda mor e Capitão dos Ginetes, q foi do Iffãte D. Luis, e de D. Catarina de Brito sua molher, o qual foy do Cõselho do Estado D`El Rey nosso Sõr. E governou os Estados da India e o Reyno do Algarve e foy Regedor da justiça da casa da suplicação e Presidente do Conselho da India e partes ultramarinas. E a sua molher D. Maria de Noronha filha de D. Frãcisco de Faro Vedor da fazenda dos Reys D. Sebastião e D. Anrique, e de D. Mesia de Albuquerque sua primeyra molher: os quais fundaram e dotarão esta casa da Provação da Compª de Jesu, e tomarão esta Capella mor pêra seu iazigo. Falleceo Fernão Teles de Mñs a XXVI. De Novº de M.D.C.V. e de Mª de Nr. A VII de Março de MDCXXIII.
Agradecimentos Museu Nacional da História Natural e da Ciência ~ Universidade de Lisboa