Home . Trabalhos

'Corrosão de objectos de liga de ouro...'

2017 Investigação

Participação no projecto de investigação (2012-2017), designado por "Estudo de produtos e mecanismos de corrosão de objectos em liga de ouro para elaboração de estratégias de conservação de colecções de ourivesaria de interesse cultural", correspondente à concessão de uma Bolsa de Doutoramento em contexto empresarial, atribuída a Isabel Tissot, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Archeofactu - Arqueologia e Arte, Lda., sob orientação científica de Maria Filomena Guerra e Maria Luísa de Carvalho Leonardo.
A investigação identificada, acolhida pelo Centro de Física Atómica da Universidade de Lisboa, inscreve-se no domínio da conservação e restauro do património para o desenvolvimento do estudo e da investigação sobre métodos de análise e preservação de objectos de ouro e suas ligas, tendo em vista a obtenção de uma solução para intervenção de conservação neste tipo de objectos e para os planos de conservação preventiva destas colecções de ourivesaria em contexto museológico.
http://hdl.handle.net/10451/35143

Braçadeira de arqueiro (c. 1700 a.C.) do Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa ). A camada de corrosão possui uma coloração avermelhada com efeito multicolorido.
Medições elipsométricas in-situ durante a corrosão de uma amostra de liga de ouro (A) e da célula eletroquímica utilizada para as medições in-situ (B).
XRF portátil durante a análise de um colar de ouro (NMA-Au47) das colecções do Museu Nacional de Arqueologia.
Equipamento SEM-EDS (A) e pormenor da câmara SEM antes do exame e análise do broche Ophelia (CGM-1138) da coleção René Lalique do Museu Calouste Gulbenkian (B).
Análise de um fragmento de torque de Serpa (NMA-Au293) do Museu Nacional de Arqueologia com o difratómetro D8 Discover do Laboratório José de Figueiredo, Lisboa
Torque da Idade do Ferro de Codeçais, Bragança (NMA - Au 1139) e pormenor do terminal ilustrando a superfície corroída em 2009 (A) e 2012 (B e C)
Imagem SEM do tecido azul que mostra as fibras de lã com escamas características das morfologias das fibras de lã misturadas com fibras de poliéster, exibindo uma superfície mais plana.
Torque da Idade do Bronze (MNA-Au 293) de Serpa (A); fragmento de um torque da Idade do Bronze (MNA-Au 283) do Alentejo (B) e de um brinco da Idade do Ferro (MNA-Au 574) de Cabeço de Vaiamonte, Monforte (C).
Detalhes das superfícies vermelhas corroídas dos pendentes Pavões em prunus (CGM-1203) (A) e Ninfa numa árvore (CGM-1165) (B).
Fragmento de folha (GMA-432-25A) de escavações de Abidos mostrando superfície corroída heterogénea com cores que variam entre amarelo escuro, vermelho e azul (A); conta de Harageh (NMS-A1914.1096) com corrosão homogénea e superfície de cor vermelha (B).
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Archeofactu