Home . Comunicação

16.ª Conferência Trienal, ICOM-CC, Lisboa

2011 Acontecimento

A Archeofactu, a Comissão Nacional Portuguesa do Conselho Internacional dos Museus (ICOM-PT), a actual Direção-Geral do Património Cultural (IMC) e a Associação Profissional dos Conservadores-Restauradores de Portugal (ARP) constituiram os membros do Comité Nacional Organizador (NOC), da 16.ª Conferência Trienal do Comité para a Conservação do ICOM* (ICOM-CC), realizada no Centro de Congressos de Lisboa, de 19 a 23 de Setembro de 2011. Esta conferência mundial sobre conservação de património cultural, a maior que alguma vez se realizou em Portugal, reuniu 900 delegados de 70 países diferentes e beneficiou de um número recorde de contribuições seleccionadas (213 comunicações e 62 posters). Um dos seus resultados mais importantes consiste na publicação dos trabalhos apresentados na conferência em actas (preprints), uma publicação de referência mundial no domínio da conservação, com mais de 2000 artigos profissionais publicados até à data.

O tema da conferência, proposto pelo país anfitrião – Património Cultural vs. Identidade Cultural: o papel da conservação – procurou captar o reconhecimento das comunidades e dos países para a afirmação da sua herança cultural na era da globalização, por via do contacto e do intercâmbio multi-cultural. Considerando esta tendência, a conferência explora e compara diferentes abordagens sobre políticas de conservação e metodologias, bem como métodos científicos para o estudo de materiais e tecnologias, a fim de melhorar a compreensão do verdadeiro papel da conservação na valorização do património e na sua relação com outros domínios científicos, como a economia, a sociologia e a política, que são vitais para garantir a sustentabilidade das comunidades. A conferência de Lisboa constituiu, de facto, uma excelente oportunidade para a partilha de métodos, estudos e formas de valorização das identidades culturais, por via da conservação do património cultural, considerando as seguintes perspectivas:

  • A relação entre o património cultural e a identidade cultural;
  • As políticas de conservação nacionais e internacionais;
  • A interdisciplinaridade entre a conservação e o património cultural;
  • A investigação e a educação em conservação do património;
  • As práticas e metodologias para a conservação do património.

A experiência da conferência foi ainda enriquecida com um conjunto de acontecimentos com destaque para:

  • a recepção de boas-vindas no Museu da Electricidade,
  • as visitas técnicas a museus e/ou a outros locais históricos de interesse cultural na região de Lisboa,
  • o jantar convívio num hangar da LX Factory, com comidas do Mundo de origem portuguesa e música ao vivo,
  • o concerto Lisbon now no Centro Cultural de Belém, organizado pela Associação Sons da Lusofonia, concebido para o efeito.

* O ICOM é uma organização internacional não governamental de museus e profissionais de museus envolvida na conservação, protecção e divulgação do património natural e cultural mundial, presente e futuro, tangível e intangível. Possui cerca de 21 mil membros em 140 países e 30 comités internacionais, sendo o Comité para a Conservação aquele que capta o interesse de mais aderentes.

Agradecimentos Conselho Internacional dos Museus, Comité para a Conservação (ICOM-CC) ~ The Getty Conservation Institute ~ Secretaria de Estado da Cultura ~ Fundação Calouste Gulbenkian ~ Centro de Congressos de Lisboa ~ Associação Sons da Lusofonia ~ Associação de Turismo de Lisboa ~ Lisbon Convention Bureau ~ Centro Cultural de Belém ~ Direção-Geral do Património Cultural ~ LX Factory ~ Museu da Água ~ Ecomuseu Municipal do Seixal ~ Museu da Electricidade ~ Beta Analytical Inc. ~ True Vue Optima Acrylic ~ Art Innovation ~ Vida Portuguesa ~ Artes & Etc ~ Associação Nacional dos Produtores de Pera Rocha

Apoio técnico
Coordenação Pedro Pedroso
Design Henrique Cayatte Design
Internet Use.it® Tecnologia de Informação
Edição Janet Bridgland, Carla Nunes, Eduardo Pulido
Publicação Critério, Produção Gráfica
Organização Viagens Abreu, S.A.
Pessoal Ana Bravo, Isabel Tissot, Manuel Lemos, Matthias Tissot
Fotografia Matthias Tissot
Impressão Norprint, Artes Gráficas; MR, Artes Gráficas; ZCard Portugal
Sinalética Digipainel - Impressão Digital
Computadores Iwaytrade, Sistemas de Informação e Gestão, S.A.
Audiovisuais Alfasom, Audiovisuais, Lda.
Músicos Carlos Martins (direcção), Bernardo Sasseti, Ricardo Ribeiro, Nancy Vieira, Pedro Jóia, Coro Gospel Collective, entre outros.
Tradução Double You Translations
Catering José Bengaló
Créditos Divisão de Documentação Fotográfica/IMC

Conselho Internacional do Museus - Comité para a Conservação
Archeofactu