Conservação e restauro do sino de liga de cobre, o mais antigo encontrado em Portugal, exumado no interior de uma cripta-ossário numa escavação arqueológica realizada perto da Igreja de São Pedro em Coruche.
Um grupo de cinco investigadores de três centros de investigação - Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), Centro de Investigação em Materiais (CENIMAT/i3N) da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN/IST) da Universidade de Lisboa - conseguiu reproduzir virtualmente o som original deste sino.
- Debut, V., Carvalho, M., Figueiredo, E., Antunes, J., Silva, R. (2016), The sound of bronze: virtual resurrection of a broken medieval bell, in Journal of Cultural Heritage, Vol. 19, May-June, pp. 544-554, http://dx.doi.org/10.1016/j.culher.2015.09.007
- Sebastian, Luís (2008), História da fundição sineira em Portugal: do sino medieval da Igreja de São Pedro de Coruche à actualidade, Museu Municipal de Coruche (ed.), Coruche.
Agradecimentos Município de Coruche ~ Fundação Calouste Gulbenkian ~ Museu Nacional de Arqueologia ~ Fundição de Sinos Carlos & Luís Jerónimo, Lda.